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Engajamento nas redes sociais

Todo mundo fala sobre engajamento, mas o que realmente significa essa palavra e como usá-la a seu favor no mundo digital?

Então se segure porque aqui vamos nós!

Engajar, na língua portuguesa, significa se empenhar em algo. Essa palavra é muito usada em partidos políticos ou quando alguém se empenha muito em realizar uma tarefa. Mas nosso foco aqui é trazer tudo isso para o mundo virtual, então vamos nos atentar a alguns sinônimos que fazem toda a diferença:

Aderir e Atrair:

Dizem que existe uma diferença do engajamento social para o profissional, entretanto, no final todos queremos algo ao aderir a uma causa. No nosso caso queremos que os nossos clientes nos adotem. Assim como uma pessoa que se adere a uma instituição de cachorrinhos abandonados e luta, faz vaquinha na internet e tantas outras coisas, ela pode fazer isso por você. Com isso, entramos no segundo ponto: como atrair essas pessoas ao ponto de elas aderirem a sua empresa nas suas vidas.

Envolva-as no seu cotidiano, convide-as para sair do palco e olhar além das cortinas, ver os bastidores, como são feitos os produtos/serviços, a dedicação e o amor com que você trabalha para que ela tenha uma maior satisfação quando são atendidas por você.

Conheça seus clientes, tenha um sistema que filtre o que determinado cliente está procurando ou necessitando; se atente a isso e ofereça seus melhores serviços e produtos que irão realmente fazer diferença para ele.

Um exemplo que gosto muito é da empresa Target (uma das maiores varejistas dos Estados Unidos). Eles têm um padrão de consumo para mulheres que se encontram grávidas, como sabonetes e loções sem cheiro, e alimentos ricos em cálcio, magnésio e zinco. A partir desses padrões de consumo eles podem estimar a probabilidade de gravidez e mandar para essas mulheres desconto nesses produtos. Tem um caso em que um pai de uma adolescente foi até a loja reclamar que a Target estava influenciando sua filha, que ainda era uma adolescente, a ter uma gravidez precoce. Claro que eventualmente o pai voltou para pedir desculpas, já que sua filha estava realmente grávida. Legal, não é? Já pensou você está grávida e Target que descobre por você!

Claro que você não precisa ter um sistema avançado como o da Target; de outras formas mais simples é possível filtrar melhor o que realmente seu cliente está precisando, e dessa forma você aumenta suas chances de vendas e não enche a caixa de e-mail com promoções que ele não está interessado. 

  • Volte sempre ao site e mídias sociais do seu cliente e tente observar se está precisando de algo que você pode resolver. Ele ficará muito satisfeito com seu trabalho e atenção que você dedicou para questões que talvez ele não tinha conhecimento.

Depois de ter cativado seu cliente você passa para outra fase muito importante:

Dedique-se:

Quando você está no meio da tarde corrida e recebe uma mensagem de carinho de uma pessoa que você gosta muito, você dá aquele sorriso e na sua mente passa a seguinte frase: “Estava pensando em mim”.

Claro que para seu cliente não vai ser bem assim, mas ele vai ter a mesma sensação, e se você consegue mexer nos sentidos de uma pessoa de forma positiva seus lucros não serão negativos.

Lembre-se de sempre entrar em contato e perguntar se seu produto/serviço chegou de forma correta, se ele precisa de alguma ajuda e, se não, que você está ali para o ajudar antes, durante e principalmente depois da compra.

Eu vou ficando por aqui e como não poderia deixar de dar uma dica extra, sempre tenha em mente que você precisa do seu cliente e não ele que precisa de você.

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