Skip to main content

As seis maiores tendências do marketing digital

Quem acompanha o blog sabe como é importante uma comunidade, então este artigo não podia começar de outra forma senão por ela, uma ferramenta que tem o poder de transformar a sua empresa em uma pessoa real. Calma, não estou louca!

Comunidade de aproxima das pessoas de forma mais íntima e divertida. Para você entender melhor: ela está espalhada por diversas plataformas, como Facebook, Youtube, Instagram, Pinterest, LinkedIn, até mesmo em comentários de artigos você deve encontrar a presença das comunidades.

Uma comunidade é composta por pessoas que se aderiram à sua marca, de clientes ativos, público-alvo, ou todo aquele que se interaja com sua marca direta ou indiretamente.

Gestão de comunidade é a forma que você usa para monitorar toda ação depois de uma publicação. Assim você pode se envolver de forma ativa – atendimento ao cliente, atenção e tendências do momento relativos à sua empresa.

No nosso próximo post vamos discutir melhor todas as nuances que envolvem uma boa gestão de comunidades, que incluem monitoramento, envolvimento, moderação e avaliação.

Marketing de Conteúdo:

Agora uma outra tendência que sou suspeita de falar é Marketing de Conteúdo. Esse recurso é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes. Atrair, envolver e gerar valor de modo a criar uma percepção valiosa do seu negócio. A ideia do marketing de conteúdo é sempre focar no que seu cliente quer; a venda é apenas uma consequência desse processo.

Uma dica valiosa para descobrir se você está se saindo bem é saber se em todo o processo você encantou seu cliente, se seu relacionamento com ele se torna duradouro.

  • Depois da venda ofereça todo suporte necessário.

O marketing de conteúdo te permite superar as expectativas.

Campanhas em vídeo:

Esse tipo de campanha é muito popular por ser muito eficaz em conversão, já que você pode ser bem criativo. É um tipo de publicidade paga online, podendo ser exibidas em diversos canais. Além disso elas apresentam outras vantagens, tais como:

  • O vídeo se adapta para visualização em qualquer dispositivo.
  • É um produto mais bem consumido e aceito pelo cliente.
  • O alcance em popularidade é maior que outras campanhas.

O objetivo de campanhas de vídeo é mostrar seu anúncio a pessoas que tenham maior probabilidade de assistir ao vídeo.

  • Um exemplo é uma pessoa que procura no Youtube vídeos sobre marketing digital. Um anúncio relevante para essa pessoa é uma empresa que vende coaching sobre como alavancar a sua marca nas mídias sociais. Vai ser bem mais aceito pelo usuário.

Big data:

A sua empresa gera grande quantidade de dados todos os dias, mas o ponto é o que você faz com eles. Com o big data você economiza tempo e reduz custos. É uma ferramenta que permite solucionar o que hoje é um dos maiores desafios das empresas: entender o que oferecer aos clientes de acordo a com a necessidade de cada um e com qualidade.

Com big data você percebe padrões que te ajudam nesse grande desafio:

  • Padrões de consumo
  • Gostos
  • O que os clientes mais procuram em termo de serviços

Você consegue sempre entender a movimentação de um cliente, por exemplo, em uma cidade, de forma coletiva e anônima, não se tornando invasivo e garantindo dessa forma onde o cliente vai ser melhor rentabilizado tornando a experiência dele com a sua marca a melhor possível.

Mobile marketing:

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais usando celulares e tablets, os aparelhos móveis se tornaram uma extensão dos nossos corpos. Investir em versão mobile se tornou essencial, e para provar aqui vai alguns dados.

“Os brasileiros, segundo os dados dos relatórios 2018 Global Digital, da We Are Social e da Hootsuite, passam, em média, nove horas por dia navegando na internet.  Dessas, mais de quatro horas são de acesso através de conexões móveis, dos celulares. Além disso, os usuários de smartphones no Brasil desbloqueiam seus aparelhos, em média, 78 vezes ao dia. O número é ainda maior entre os jovens, que checam seus celulares mais de cem vezes ao dia. Os dados são de uma pesquisa chamada Global Mobile Consumer Survey, realizada pela consultoria Deloitte”

O mobile marketing te possibilita relacionar com o cliente em qualquer aparelho que ele esteja, e como você pode perceber os usuários estão cada vez mais usando o celular e esse número tende só a crescer.

Se ainda não está convencido a usar o mobile aqui vai mais um dado, mais de 40% das vendas no e-commerce em 2019 foram feitas em um celular, segundo o 39° Webshoppers, o comércio eletrônico no Brasil prevê saltar 15% em 2019 e faturar R$ 61,2 bilhões. Então o que está esperando?

Otimização da taxa de conversão:

O objetivo dessa ferramenta é aumentar a taxa de conversão, seja de leads ou vendas. É uma métrica baseada na quantidade de visitantes que realizam uma ação em seu site.

  • Assinar uma newsletter
  • Preencher um formulário
  • Comprar um produto no caso de e-commerce.

A otimização do site não é algo muito simples e não deve ser aplicada com achismos e suposições. Em outro post irei tratar cada ponto com mais detalhe, lembre-se sempre que uma coisa é o cliente entrar no seu site e gostar do conteúdo outra coisa é ele se engajar na sua marca. Tenha isso em mente e faça a diferença!

Comentários