Skip to main content

A primeira programadora da história

Estamos no mês da conscientização para alertar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

E pensando nisso trouxemos como tema deste post a primeira mulher programadora da história, Ada Lovelace, que assim como muitas mulheres morreu de câncer de útero. Por isso com muito orgulho vou contar a história dessa mulher que deixou um grande legado para a humanidade.

Há muito tempo, mais exatamente em 1815, nascia Ada Lovelace, filha do poeta da língua inglesa Lord Byron. Eles não tiveram muito contato entre si, já que pouco tempo depois ele faleceu quando Ada ainda era uma criança. Sua mãe Annabella, por sua vez, era uma grande estudiosa da matemática, e se esforçou para que sua filha se dedicasse desde muito jovem. O objetivo de Annabella era garantir que a filha não trilhasse o caminho do seu pai, já que ela o considerava um insano. Mas a poesia estava no sangue de Ada, e em uma das cartas ela escreveu para sua mãe: “Se você não pode me dar poesia, poderia me dar ciência poética?”

A personalidade de Ada era excêntrica, ela pensava à frente do seu tempo, e diferentemente dos costumes das mulheres do seu tempo ela gostava de beber e jogar, ao mesmo tempo que conciliava o casamento e os cuidados com seus três filhos. Uma mulher fantástica!

Agora chegamos no ponto crucial da vida de Ada Lovelace, em 1843, quando ela traduziu os trabalhos do matemático Charles Babbage, que inventou o primeiro computador genérico, chamado de Analytic Machine. Assim, ela percebeu que a máquina seria de utilidade maior do que seu criador havia imaginado. As notas deixadas por Ada no texto têm mais conteúdo do que a tradução em si. Nessas anotações, ela criou um algoritmo que poderia fazer com que a Analytical Machine processasse uma série de números complexos. Em outras palavras: Lovelace escreveu o primeiro algoritmo de computador do mundo. 

Uma pena que a vida de Ada durou muito pouco tempo. Aos 36 anos de idade, depois de meses do câncer de útero, Ada morreu, e a seu pedido foi enterrada ao lado do seu pai na igreja de Santa Maria Madalena em Hucknall. 

A criação de Ada Lovelace é tão importante que há muitos anos é comemorado o Ada Lovelace Day todo dia 15 de outubro. Essa data foi criada por Suw Charman-Anderson para celebrar e divulgar as conquistas de mulheres na ciência, inspirando outras a seguirem carreira nessa área.

Como Ada muitas mulheres tiveram suas vidas interrompidas por essa doença avassaladora. Cada uma deixou um legado na vida dos seus familiares, mas o que realmente queremos é que a vida continue. Todos juntos, e unidos. Outubro Rosa!

Comentários