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O que é Automação de Marketing?

Você já ouviu essa expressão “Automação de Marketing”?

Se for a primeira vez que a está escutando, pode pensar em processos automatizados, executados por robôs e máquinas. Uma coisa bem maçante, convenhamos. Seria, então, ações automatizadas o conceito de automação de marketing? Quase isso.

Por que “quase”?

Falta um detalhe, crucial, para essa definição estar completa.

Afinal, o que é a Automação de Marketing

A automação de marketing tem como objetivo, sim, automatizar os processos de marketing de sua empresa. Com esse nome não poderia ser outra coisa.

“Ah! Mas antes vocês disseram que não era somente isso.”

Exatamente! Automação de Marketing vai além. Não somente automatiza, mas como otimiza os seus processos. E isso é muito importante você entender.

Lembre-se que no novo marketing, além de vender, é importante manter um relacionamento com sua audiência. E essa relação é fomentada através de conteúdos relevantes e materiais ricos.

E o que não falta no marketing digital são ferramentas (softwares) para que esse relacionamento esteja em constante nutrição.

E o que você ganha com um marketing automatizado e otimizado?  Só 3 ‘coisinhas’ que irão fazer seus olhos brilharem:

  • Aumento das vendas e de receita
  • Melhor retenção de leads
  • Redução de custos

 

Por que usar a automação de marketing?

O marketing digital nos abriu um imenso leque de canais para propagarmos nossas marcas e produtos, diversas formas de anúncios, cada um usando determinadas ferramentas, ou seja, a possibilidade de criação atingiu um nível estratosférico, digamos assim. E isso, demanda tempo.

Por mais que o digital tenha ferramentas que facilitem a elaboração textual e gráfica, ainda há uma demanda de tempo para produzir os conteúdos conforme os canais de divulgação e mais um pouco de tempo de acompanhar e mensurar os resultados.

Imagine você criar uma campanha e disponibilizá-la, conforme as estratégias de inbound marketing, em um blog, em e-mail marketing, nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, etc), mídias pagas. E depois da divulgação, você tem que acompanhar o comportamento da sua audiência e mensurar os resultados. É um bom tempo gasto, não é?!

A automação de marketing entra é nesse momento. Uma de suas premissas é otimizar esses processos.

As plataformas de automação podem, dentre várias coisas, automatizar as suas postagens nas redes sociais e blog, como também criar um fluxo de envio de e-mails para nutrição de sua base de leads.

Imagine que você tenha uma base de 20 mil e-mails cadastrados, duvido que você teria paciência de olhar um por um, para saber se tal lead deveria receber a campanha que você criou. Trabalhoso né?! Com os softwares de automação, você pode segmentar essa base. Olha só que “mão na roda”!

Além de automatizar o processo, você pode, com essas ferramentas, monitorar o tráfego e o comportamento dos usuários (onde clicaram, quais links mais acessados, etc).

 

Aumento de receita

Com o tempo que você irá economizar, sabe o que você pode fazer para aumentar a sua renda? Criar novas ações para gerar mais leads e, consequentemente, transformá-los em seus clientes.

Como dizemos, os softwares de automação permitem monitorar o comportamento de seus leads.

Com esses dados em mãos, conseguimos elaborar uma campanha mais enriquecedora para a base de leads. O que nos irá trazer melhores resultados e acarretará em mais “vendas”.

 

Melhorar a retenção

Lembra que quando estamos tratando do marketing de conteúdo, dentro de uma estratégia digital, a produção tem que ir além da venda? Trabalhamos com a educação da audiência, agregamos valores aos clientes em potenciais, dentre outras premissas?

Elabore sua estratégia e com as ferramentas de automação, nutra seus clientes para que receba sempre um conteúdo relevante e usual para o seu momento. Com sua base educada, facilmente eles permanecerão mais tempo com você, gerando uma clientela fiel e divulgadora de seu produto/serviço.

 

Redução de custos

Não bastasse aumentar a sua receita e reter seus leads, a automação de marketing pode ainda proporcionar uma redução de gastos para sua empresa. Isso é uma maravilha, uma ferramenta que responde a quase todos os anseios dos empreendedores.

“Como ela faz isso?”

Com o processo de vendas criado pela equipe de marketing, os softwares responsabilizam-se pelo “disparo” das campanhas, por assim dizer. A nutrição automatizada, elimina a necessidade de ter que sempre recomeçar a preparação do lead. Isso representa a não necessidade de uma imensa equipe marketing trabalhando de forma manual na preparação do lead.

Com a nutrição dos leads, o tempo para que a compra seja concretizada será menor, reduzindo, também, o trabalho da equipe de vendas. Lembre-se que uma estratégia bem elaborada irá educar seus potenciais clientes, assim o processo de venda é agilizado, basta apenas que seus vendedores orientem o lead para a melhor solução.

E uma base educada e bem nutrida significa chances maiores de conversão e clientes que, por mais que não concretizem a venda, sempre voltarão e, ainda por cima, serão propagadores de sua marca.

 

A automação de marketing é essencial para qualquer estratégia digital de marketing. Além de otimizar o seu tempo, garantirá uma relação enriquecedora com sua base. Mas, para isso, é preciso que você crie um discurso relevante para seus leads.

Nada adiantará uma campanha automatizada se ela não dialogar com o usuário. Se a sua campanha não corresponder ao momento em que o lead se encontra dentro de sua jornada, você pode criar a melhor automação que ela será inútil.

Uma dica final para este momento é: ao criar uma campanha para mil leads, dialogue da maneira que você conversaria com um único lead. Pense nos materiais ricos, enriquecedores, relevantes e pertinentes ao momento que você elabora pensando em uma única persona. Faça o melhor marketing digital para uma pessoa. A automação fará o trabalho de transmitir a milhares.

Pronto para botar a mão na massa e automatizar a sua estratégia? O que achou das dicas? Deixe seu comentário, dúvidas e sugestões! E, se precisar de uma ajudinha, pode contar com a Wtis, siga a gente nas redes sociais e acompanhe o nosso blog!

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